Consulta de débito e informações relativas à dívida inscrita
Este serviço possibilita que o contribuinte obtenha o extrato dos débitos previdenciários e não previdenciários que estão inscritos em Dívida Ativa da União e respectivas informações.
1) Extrato dos débitos não previdenciários
Exibe ao contribuinte valores originais e atualizados, natureza e origem da dívida, respectivas datas de vencimento, eventuais pagamentos e parcelamentos anteriores, bem como sua situação atual.
Ressalte-se que estão também incluídos nesse extrato os créditos referentes ao Simples Nacional que, apesar de englobarem tributos federais, estaduais ou municipais, por força do § 2º do artigo 41 da Lei Complementar nº 123/2006, são inscritos em Dívida Ativa da União (DAU) e cobrados judicialmente pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) — ou seja, no regime de arrecadação do Simples Nacional, a PGFN inscreve e cobra débitos de ICMS e ISS, além dos demais tributos federais relativos a IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS, PASEP e CPP.
Observação: o detalhamento dos créditos do Simples Nacional consta do respectivo processo administrativo fiscal.
2) Extrato dos débitos previdenciários
Exibe os valores dos créditos das contribuições sociais previstas nas alíneas a, b e c do parágrafo único do artigo 11 da Lei nº 8.212/1991.
Observação: no momento em que o usuário acessa o serviço de extrato dos débitos previdenciários, por questões técnicas, não há consulta imediata on-line da situação dos referidos débitos no sistema informatizado que os controla, porém há consulta a um conjunto de informações previamente extraídas e disponibilizadas pelo mencionado sistema em periodicidade semanal.
Assim, o dado exibido pode corresponder à situação da dívida com defasagem de até uma semana.